Nota de Pesar da EMUS para o falecimento do Prof. Dr. Jamary Oliveira

É com profundo pesar que informamos o falecimento do colega aposentado Prof. Dr. Jamary Oliveira no início da noite deste domingo, 29 de março de 2020.

Nascido em Saúde, no interior da Bahia, Jamary foi compositor e professor. Membro da Academia Brasileira de Música, da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), da International Society for Music Education (ISME), membro fundador do Grupo de Compositores da Bahia, da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea (SBMC), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e do Centro de Produção, Documentação e Estudos de Música (SONARE); seu nome figura em dicionários de música e músicos em diversos idiomas, além de estar presente em fontes de referência a respeito da música do Brasil e da América Latina.

Na EMUS, tem destaque em sua atuação a fundação do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA (PPGMUS), criado em companhia com a sua parceira de vida, a Prof. Dra. Alda Oliveira. O Prof. Dr. Jamary Oliveira é parte fundamental da história da EMUS, cuja colaboração na formação de um sem número de nossos alunos – muitos dos quais hoje atuam ativamente nas atividades da escola, seja como professores ou como músicos de nossa orquestra – jamais será esquecida.

Por ocasião do momento delicado em que vivemos, a cerimônia de cremação será restrita à família direta.

Em nome de toda a EMUS, nos solidarizamos com a professora Alda, seus familiares e amigos.

José Maurício Brandão

Diretor da Escola de Música da UFBA