Lélio Eduardo Alves da Silva

Descrição:

Doutor em música pela UNIRIO (2010), possui graduação em Música (trombone) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), graduação em Música (tuba) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), graduação em Programa de Formação Pedagógica pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (2004); especialização em Docência Superior e mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor adjunto de trombone da Universidade Federal da Bahia.Atuou como 1.º trombone da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) por 6 anos. É o fundador e maestro da Banda de Concerto da FAETEC de Marechal Hermes, atua como professor convidado da Fundação Educacional de Volta Redonda, professor voluntário - Projeto Integração pela Música e coordenador do curso de graduação em música do Instituto Brasileiro de Educação Superior Continuada. Já atuou como monitor de instrumentos de sopro da Academia Petrobrás Sinfônica e foi membro da Banda Sinfônica do CBMERJ.Foi membro da Orquestra BR Sinfônica e do Madrigal de Trombones do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Performance (Trombone), atuando principalmente nos seguintes áreas: música de câmara, ensino de instrumentos de metal, catalogação de repertório brasileiro, prática de conjunto, história da música e metodologia da pesquisa.Foi aprovado em primeiro lugar no ano de 2008 no concurso para professor de trombone da UFBA, concurso para professor de educação musical do município do Rio de Janeiro e para professor da Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC).

PROJETO DE PESQUISA

O docente realiza investigações  das práticas interpretativas relacionadas ao trombone, tuba e banda de música. Aspectos inerentes ao repertório, diferentes possibilidades de interpretação de uma obra, questões históricas e pedagógicas ligadas à atividade de performance.

Linha de Pesquisa:
Processos e práticas em execução musical