ANDESON CLEOMAR: primeiro estudante indígena Mestre em Música do PPGMUS - UFBA

ANDESON CLEOMAR: primeiro estudante indígena Mestre em Música do PPGMUS - UFBA

Andeson Cleomar dos Santos é indígena do povo Pankararu, território localizado no alto sertão Pernambucano, com área de 14.294 hectares. É o primeiro estudante indígena Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia-UFBA na área de concentração Etnomusicologia com a dissertação "Sons, Torés e Toantes da corrida do Imbu: afirmação e reafirmação do ser indígena Pankararu".  

Atualmente é Doutorando em Música pelo PPGMUS. 
 
Sua formação escolar aconteceu nas escolas indígenas de Pankararu. Ao concluir o ensino médio entrou no Conservatório Pernambucano de Música em 2010, onde iniciou seus estudos na música ocidental durante dois anos e meio. Em 2013 ingressou no curso de Licenciatura em Música na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, onde morou com outros parentes indígenas do estado da Bahia e Pernambuco na residência indígena da UEFS. Durante esse período idealizou juntamente com outros parentes indígena o projeto musical "Coisa de Índio", iniciando as atividades em 2014 com o objetivo de disseminar as questões indígenas por meio das artes, com apresentações em eventos locais regionais, nacionais e internacionais. As composições perpassam temas ligadas à identidade, tradições, fauna e flora e outras pautas do movimento indígena nacional. 
Afirma ele: "Nós povos originários, sobretudo do Nordeste temos nossa fé na Força Encantada, no caso dos Pankararu os nossos Encantados são representados pelos Praiás (roupas feitas com a fibra do caroá). Nossas “músicas” que chamo de sonoridades estão intrinsecamente interligadas com nossa espiritualidade. São Toante, Cantos e Torés sagrados para nós". 
Dentro desta trajetória ativista e artística traz possibilidades de reflexões sobre os vários fazeres e formas de estar no mundo dos povos indígenas, sobretudo do povo Pankararu.