Linhas de Pesquisa

1. Áreas de concentração e Linhas de Pesquisa

1.1. Quadro Geral das áreas de concentração e suas linhas de pesquisa

Áreas de concentração

Área

Linhas de pesquisa

1. Composição

Composição e teorias da música: da criação ao ensino

Computação musical aplicada

 

2. Educação

Musical

Processos, práticas e métodos para formação em música

3.Etnomusicologia

Práticas culturais musicais em perspectiva crítica

4. Execução Musical

Práticas Interpretativas e Regência (estudos corais e orquestrais)

Processos e práticas em execução musical

 

5. Musicologia

Memória, documentação e interpretação histórica musicais e relativas à música

 

1.2. Quadros específicos por área

 

1. COMPOSIÇÃO

Linhas de Pesquisa

 

 

1. Composição e teorias da música: da criação ao ensino

Pesquisas em composição musical tendo como objeto de estudo a criação e o ensino, notadamente os processos composicionais (e seu ensino) através das articulações com análise e teorias da música

 

 

2. Computação musical aplicada

 

Pesquisa aplicada de ferramentas computacionais e tecnologias para a composição, análise musical e visualização de dados em música, especialmente em Musicologia Computacional e Composição Assistida por Computador.

 

2. EDUCAÇÃO MUSICAL

Linhas de Pesquisa

 

 

1. Processos, Práticas e Métodos para Formação Musical

 

Pesquisas sobre Formação Musical no Brasil cujos objetos de estudo sejam processos, práticas e/ou métodos do ensino e da aprendizagem presenciais e à distância de música em contextos diversos, incluindo questões culturais e sociológicas.

 

3. ETNOMUSICOLOGIA

Linha de Pesquisa

 

Práticas culturais musicais em perspectiva crítica

Conjunto de investigações, estudos, ações e reflexões que, de forma interpretativa, envolvem práticas culturais em contextos relevantes para a sociedade brasileira, em especial no campo das artes, com prioridade para a reflexão sobre os esforços de transformação da própria universidade. Além disso, de forma mais específica, pesquisas etnomusicológicas no Brasil que abordem vivências musicais inseridas em amplos contextos sociais, históricos, educacionais e políticos como múltiplos processos de criatividade, transmissão, formação e reflexão crítica.

 

4. EXECUÇÃO MUSICAL

Linhas de Pesquisa

1. Processos e práticas em Execução Musical

Pesquisas sobre execução musical no Brasil que tenham como objeto de estudo processos e práticas da criação e performance, incluindo aspectos cognitivos, culturais, sociológicos e pedagógicos.

 

5. MUSICOLOGIA

Linha de Pesquisa

 

 

Memória, documentação e interpretação histórica musicais e relativas à música

Pesquisas em musicologia com prioridade na Bahia, no Nordeste e no Brasil, que tenham como objeto de estudo: a) documentação musical e relativa à música, b) processos históricos e socioculturais em torno da produção, transmissão e recepção de música; c) desenvolvimento teórico, conceitual, metodológico e/ou tecnológico de natureza multidisciplinares aplicáveis ou necessárias à ação musicológica no Brasil e Ibero-américa.

 

Obs. Todas as produções (discentes e docentes) devem estar alinhadas conforme as linhas de pesquisa e ser obrigatoriamente registradas na Plataforma Lattes como tais, mencionando a relação entre cada produção e a referida linha de pesquisa.

Ex.:

Produção x – relacionada à Linha de Pesquisa x

 

2. Transversalidades

Além das referidas Linhas, o PPGMUS conta ainda com uma Linha de Pesquisa geral para todas as áreas, que agrega demais produções transversais que não se adequam, especificamente, às propostas daquelas anteriormente citadas, tais quais, iniciativas institucionais, no âmbito da Universidade, organização de eventos, dentre outras ações e produções:

2. 1. Quadro da Linha Geral

Linha de Pesquisa (todas as áreas)

Proposta

 

 

Práticas culturais musicais em perspectiva crítica

Conjunto de investigações, estudos, ações e reflexões que, de forma interpretativa, envolvem práticas culturais em contextos relevantes para a sociedade brasileira, em especial no campo das artes, com prioridade para a reflexão sobre os esforços de transformação da própria universidade.

 

2. 2. Quadros específicos por área

Área

Linha de Pesquisa

Etnomusicologia

Práticas culturais musicais em perspectiva crítica

Musicologia

Práticas culturais musicais em perspectiva crítica II

Educação Musical

Práticas culturais musicais em perspectiva crítica III

Execução Musical

Práticas culturais musicais em perspectiva crítica IV

Composição

Práticas culturais musicais em perspectiva crítica V

 

Linha de Pesquisa (todas as áreas)

Proposta

 

 

Práticas culturais musicais em perspectiva crítica

Conjunto de investigações, estudos, ações e reflexões que, de forma interpretativa, envolvem práticas culturais em contextos relevantes para a sociedade brasileira, em especial no campo das artes, com prioridade para a reflexão sobre os esforços de transformação da própria universidade.

 

2. 2. Quadros específicos por área

Área

Linha de Pesquisa

Etnomusicologia

Práticas culturais musicais em perspectiva crítica

Musicologia

Práticas culturais musicais em perspectiva crítica II

Educação Musical

Práticas culturais musicais em perspectiva crítica III

Execução Musical

Práticas culturais musicais em perspectiva crítica IV

Composição

Práticas culturais musicais em perspectiva crítica V