Joel Luís da Silva Barbosa

Português, Brasil
Descrição:

Iniciou na Banda da Guarda Mirim de Piracicaba, SP. Graduou-se em clarineta pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, SP. Obteve os graus de bacharel em clarineta pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e de mestrado (MM) e doutorado (DMA), também neste instrumento, pela University of Washington em 1992 e 1994, respectivamente. Atualmente é professor titular de clarineta da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Atua como professor dos cursos de mestrado e doutorado desta Escola, com trabalhos nos seguintes temas: clarineta, banda, ensino em grupo e método de banda. Além disso, desenvolve trabalhos de ensino de instrumentos para formação de bandas em comunidades. Tem atuado como clarinetista e regente de banda em diversos grupos e festivais. Foi membro da comissão de Community Music Activities da International Society for Music Education (ISME).

PROJETOS DE PESQUISA:

Práticas Artísticas, Didáticas e de Luteria da Clarineta no Brasil

Estudar as práticas musicais, didáticas (de ensino e aprendizagem) e de luteria da clarineta no Brasil, considerando seus aspectos referentes a repertórios, performance, interpretação musical, pedagógicos, técnica instrumental, palhetas e demais acessórios, históricos, sociais, culturais, organológicos e acústicos.

Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais

Desenvolver métodos de educação musical coletiva com instrumentos musicais para utilização no Brasil, abordando aspectos conceituais e didáticos (atividades, repertórios e metodologia), para instrumentos profissionais, tradicionais e infantis, de sopro (bandas de música e infantil), arco (orquestras), cordas (cavaquinho, bandolim, violão, baixo, harpas, banjo, guitarra baiana, violas machete e de cocho), fole (acordeão e gaita) e percussão (caixa, bombo, pandeiro, xilofone, tímpano, acessórios).

Linha de Pesquisa:
Processos e práticas em execução musical