Helena Müller de Souza Nunes

Português, Brasil
Descrição:

Estudou Bacharelado em Música hab Canto (1979) e Licenciatura em Educação Artística hab Música (1982), e Mestrado em Música enf Educação Musical (1990), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e diploma Doktor der Philosophie, pela Universität Dortmund (UNIDO, 1998). É professora titular aposentada do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, onde criou e coordenou ações com abrangência nacional e pioneiras, no Brasil, formando professores de Música para a Escola Básica em modalidade a distância mediada pela internet, dentre as quais, o curso Licenciatura em Música EAD da UFRGS e Universidades Parceiras (www.prolicenmus.ufrgs.br). Atua como professora convidada no Programa de Pós-graduação em Música da UFBA, onde orienta mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, particularmente formação de professores de Música. Dedica sua produção aos seguintes temas: formação musical à distância mediada por tecnologias da informação e comunicação; proposta musicopedagógica e repertório para escola (CDG), musicalização de adultos através da voz (MAaV).

Todas as dissertações e teses orientadas pela Profa. Dra. Helena de Souza Nunes estão abrigadas no Grupo de Pesquisa Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente (GP_MpCD, CAPES, 1991 – atual) e pertencem à linha de pesquisa Processos, Práticas e Métodos para Formação em Música, do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA. Os estudos abordam aspectos específicos, desenvolvendo interpretações e formulando uma fundamentação teórica, de uma realidade encontrada no Brasil, após seu ingresso na Sociedade da Informação e no Mundo da Globalização (MCT, 2000): o ensino de Música em modalidade à distância, mediada pela internet e por outras tecnologias da informação e comunicação. Os modos de interação, geração de conhecimentos e compartilhamento de saberes entre as pessoas, em redes de aprendizagem e formação, mudaram, com o surgimento dos computadores e da internet. A princípio, essas novas formas sofreram rejeição; mas também sofreram sob expectativas exacerbadas. A ideia de usá-las para facilitar e, sobretudo, diminuir os custos dos processos educativos de massa fez com que o ensino online se propagasse, rapidamente; por outro lado, entre os mais focados na qualidade do ensino, do que no lucro, essa panaceia logo se desfez. Em particular, os músicos do contexto acadêmico, mais formais e mais clássicos, demoraram a compreender sua utilidade e sentido. Em sua perspectiva popular e na do ensino informal, todavia, a Música dos e nos novos tempos logo encontrou adeptos e vem diversificando produtos. Porque tais novas formas, que se multiplicam a cada dia, vieram para ficar, é necessário desenvolver métodos de trabalho adequados, para elas. Explicita-se, então, as práticas interativas virtuais, baseadas em produtos digitais, deste grupo de pesquisa focado no ensino de Música, como fator contribuinte ao desenvolvimento integral do educando. Suas linhas de pesquisa internas são: Formação Online para Professores de Música, Repertório para Escola, e Fundamentos Teóricos CDG na EAD.

Linha de Pesquisa:
Processos, práticas e métodos para formação em música